EXU TATA CAVEIRA

*HISTÓRIA E VIDA DE TATÁ CAVEIRA*

CONTA A HISTÓRIA QUE EM SUA VIDA TERRENA,TATÁ CAVEIRA TEVE SUAS VIDA COMO TODOS NÓS. NASCEU EM 670 DA NOSSA ERA,E VIVEU ATÉ DEZEMBRO DE 698,NO EGITO,OU DE ACORDO COM SUA PRÓPRIA NARRATIVA,NA MINHA TERRA SAGRADA,À BEIRA DO GRANDE RIO. SEU NOME ERA PRÓCULOS,NOME DE ORIGEM ROMANA.DADO EM HOMENAGEM A UM FECHE DA QUARDA ROMANA.PRÓCULO VIVEU EM UMA ALDEIA,FAZENDO PARTE DE UMA FAMILIA  MUITO HUMILDE.E DURANTE TODA SUA VIDA,TRABALHOU E LUTOU PARA ACUMULAR RIQUEZAS,PRINCIPALMENTE NA FORMA DE CABRAS,CAMELOS E TERRAS. NAQUELA ÉPOCA,PARA SE TER UMA MULHER ERA NECESSÁRIO COMPRÁ-LA DO PAI OU RESPONSÁVEL. E ESTA ERA A MOTIVAÇÃO QUE LEVARÃO PRÓCULOS A TRABALHAR TANTO PELO SEU CRESCIMENTO FINANCEIRO. PRÓCULO VIVEU UMA GRANDE PAIXÃO POR UMA MOÇA QUE FORA CRIADA JUNTO COM ELE. PORÉM SUA CAUTELA O FEZ ACUMULAR MUITA RIQUEZA. POIS NÃO QUERIA CORRER O RISCO DE VER SEU DESEJO DE UNIÃO RECUSADO PELO PAI DA MOÇA. PORÉM O DESTINO PREGOU UMA PEÇA AMARGA EM PRÓCULO,SEU IRMÃO TERRENO,SABENDO DA INTENÇÃO QUE PRÓCULO EM RELAÇÃO A MOÇA,COMEÇOU A PARTIR DESSE MOMENTO A ARTICULAR UMA TERRIVEL TRAIÇÃO AO IRMÃO PRÓCULO. FOI JUSTAMENTE QUANDO PRÓCULOS TINHA CONSEQUIDO ADQUIRIR MAIS DA METADE DA ALDEIA ONDE OS DOIS VIVIAM, SENTINDO-SE SEGURO PRÓCULO QUE NINQUÉM CONSEQUIRIA OFERECER QUANTIA MAIOR PELA SUA AMADA,E FINALMENTE TERIA SEU SONHO REALIZADO. FOI TRAIDO PELO SEU IRMÃO QUE HORAS ANTES,COMPROU DO PAI DAS MOÇA O DIREITO DE TORNÁ-LA SUA MULHER. AO TOMAR CONHECIMENTO DO OCORRIDO,PRÓCULO FICOU MUITO TRISTE,TRAIDO E ABORRECIDO COM O IRMÃO,PORÉM RESPEITOU POR SE TRATAR DE SANQUE DO SEU SANQUE. APESAR DE SEU IRMÃO SER O MAIS VELHO,ERA MUITO INVEJOSO E NÃO CONSEQUIA JUNTAR NEM A METADE DO QUE PRÓCULO HAVIA CONSEQUIDO COM SEU TRABALHO E LUTA,PARA A CONQUISTA DE SEU SONHO. PRÓCULOS VIVIA EM UMA ALDEIA QUE ERA RICA E PRÓSPERA,E ISSO TRAZIA MUITA INVEJA NAS ALDEIAS VIZINHAS. PORÉM CERTO DIA,UMA ALDEIA PRÓXIMA,BEM MAIOR EM NUMEROS DE HABITANTES,MAS COM MENOS RIQUEZAS POR ESTAR AFASTADA DO RIO NILO, PASSOU A TER SUA ATENÇÃO VOLTADA A ALDEIA DE PRÓCULO. INICIOU-SE ASSIM UMA QUERRA ENTRE AS DUAS ALDEIAS.SENDO QUE ALDEIA DE PRÓCULOS FOI INVADIDA DE SURPRESA,PEGANDO SEUS HABITANTES DE SURPRESA E SEM AÇÃO. DE TODOS OS HABITANTES DA ALDEIA DE PRÓCULO SOMENTE ELE E SEU IRMÃO E MAIS 47 PESSOAS SOBREVIVERAM. ESTES 49 SOBREVIVENTES,REVOLTADOS,UNIRAM-SE PARA A VINGANÇA,INVADINDO A ALDEIA INIMIGA,NESSA LUTA MUITOS INOCENTES ACABARAM MORRENDO POR ESTE ATO DE RAIVA E ÓDIO.DEVIDO A INFERIORIDADE NUMÉRICA,POIS ERÃO APENAS 49,CONTRA TODA A ALDEIA. LOGO FICARÃO CERCADOS E FORÃO CAPTURADOS.PRÓCULO E SEU IRMÃO ASSIM COMO OS SEUS 47 COMPANHEIROS, FORÃO QUEIMADOS VIVOS.
DESSE ATO DE VINGANÇA E ÓDIO FOI ONDE SE DEU ORIGEM AOS 49 EXUS QUE FAZEM PARTE DA LINHA DOS CAVEIRAS. POIS SÃO CONSTITUIDOS POR TODOS AQUELES QUE NAQUELE DIAS DESENCARNARAM.
**********************************************************************************
A ENTIDADE TATÁ CAVERIA.

COMO ENTIDADE E CHEFE DE FALANGE TATÁ CAVEIRA É MUITO INCOMPREENDIDO.SÃO MUITOS RAROS OS MÉDIUNS QUE O INCORPORAM. POIS TEM FAMA DE MAU E RABUGENTO. NO ENTANDO MUITOS MÉDIUNS INCORPORAM EXUS DE SUA FALANGE.
TATÁ CAVEIRA É BRINCALHÃO,E AO MESMO TEMPO SÉRIO E AUSTERO. QUANDO FALA ALGO,FALA COM FIRMEZA E NUNCA DEIXA DUVIDAS. TEM TEMPERAMENTO INCONSTANTE,SE APRESENTANDO COM REPANTES DE ALEGRE,NERVOSO,CALMO,APRESSADO.
TATÁ CAVEIRA É UM EXU MUITO LEAL E AMIGO,E ATÉ UM POUCO CIUMENTO. FIDELIDADE É SUA CARACTERISTICA MAIS MARCANTE.POR ISSO MESMO TATÁ CAVEIRA NÃO PERDÕA TRAIÇÃO,E VALORIZA MUITO A VERDADEIRA AMIZADE. TRAIR UM AMIGO,PARA ELE É A PIOR DAS TRAIÇÕES.
O MÉDIUM QUE O INCORPORA GERALMENTE CUSTA ADQUIRIR SUA TOTAL CONFIANÇA
E INTIMIDADE COM ESTE EXU,SENDO QUE TATÁ CAVEIRA A TODO MOMENTO COLOCA SEU MÉDIUM A PROVA. QUANDO O MÉDIUM GANHA A CONFIANÇA DE TATÁ CAVEIRA, SE TORNARÁ UM AMIGO PARA O RESTO DE SEUS DIAS, E PARA OUTRAS ENCARNAÇÕES E EVOLUÇÕES.

LAROIÊ EXU TATÁ CAVEIRA

**********************************************************************************

EXU TATÁ CAVEIRA- SUA PASSAGEM NA TERRA COMO ADALBERON.

CONTA A HISTÓRIA E NARRATIVA DO PRÓPRIO SENHOR TATÁ CAVEIRA- QUE EM UMA DE SUAS VIDAS TERRENAS  VIVEU COMO ADALBERON- CUJO VIDA A VIDA ESTA A SEQUIR>

ADALBERON NUNCA TEVE ESCRÚPULOS.
AOS 42 ANOS TORNARA-SE UM COMERCIANTE RICO E PODEROSO, MUITO INFLUENTE NA PEQUENA ILHA ONDE SUA PALAVRA ERA QUASE LEI.
AMEALHOU SUA FORTUNA A CUSTAS DE TRAPAÇAS E MENTIRAS.CAUSARA MUITOS SOFRIMENTOS A MUITOS RIVAIS QUE PADECIAM DE MISÉRIA ENQUANTO SUA FORTUNA SÓ AUMENTAVA. HOJE POREM DARIA O GOLPE MAIS ESPETACULAR JA IMAGINADO PELA SUA MENTE TREINADA POR MAQUINAÇÕES PERVERSAS. IRIA ATÉ O CONSELHO DOS CIDADÃOS E COM SEU TESTEMUNHO FALSO ACUSARIA CLETO DE INRIQUECIMENTO ILICITO POR ROUBO DOS COFRES PUBLICOS.
ERA UMA MENTIRA MUITO BEM URDIDA POR ELE PRÓPRIO.
O RAPAZ ERA SEU MELHOR AMIGO,E ELE MAIS QUE NINQUÉM SABIA DE SUA INOCÊNCIA.
PORÉM TORMENA, A MULHER DE CLETO, TORNARA A SUA OBSESSÃO.
FARIA SEU JURAMENTO E DE ANTEMÃO SABIA QUE NÃO HAVERIA CHANSE PARA O AMIGO.
SERIA DEGREDADO E MORRERIA LONGE DA TERRA QUE NASCEU,DEIXANDO SUA MULHER E SUA FORTUNA NAS MAÕS DO AMIGO E CONFIDENTE,ELE.
PASSARA A NOITE EM CLARO PLANEJANDO A FORMA MAIS ELOQUENTE DE PRESTAR SEU TESTEMUNHO,E ORGULHAVA-SE INTIMAMENTE DE SUA CAPACIDADE E INTELIGÊNCIA.
NO DIA ANTERIOR FOI VISITAR O PRISIONEIRO E JURARA DEFENDE-LO. - TUDO FAREI MEU CARO PARA QUE SAIA ILESO DAS ACUSAÇÃO VIL QUE TE INPIGEM.
O AMIGO COMOVIDO AGRADECEU. MUITO OBRIGADO MEU AMIGO,SEI DO APREÇO POR MIM E PELA MINHA FAMILIA, E CONFIO EM SEU DESMENTIDO AMANHA.
AMANHA MESMO ESTAREI LIVRE E JUNTO COM OS MEUS.
PORÉM,SE ALGO DER ERRADO PROMETA-ME QUE TOMARA CONTA DE MEUS NEGÓCIOS PARA QUE TORMENA NÃO SEJA ENGANADA POR PESSOAS INESCRUPULOSAS.
A RESPOSTA VEIO ALIADA A UM ABRAÇO.
NÃO SE ATORMENTE TUDO FAREI POR VC AMIGO E PELA SUA MULHER.SAIRAS LIVRE AO FINAL DO JULGAMENTO.
ADALBERON SORRIA INTIMAMENTE,TUDO CORRIA CONFORME SEUS PLANOS.
APENAS UMA COISA O INCOMODAVA, O OLHAR QUE CLETO LHE LANÇARA NO MOMENTO QUE JURAVA SEREM VERDADE AS MENTIRAS APREGOADAS,FOI UM MISTO DE REVOLTA,SURPRESSA E REPULSA QUE ELE SENTIRA DE FORMA PROFUNDA.
MAS ISSO PASSARIA,O QUE IMPORTAVA ERA SER ABRAÇADO PELA BELA MULHER,PARA ELA,JURARIA TER FEITO DE TUDO PARA SALVAR SEU MARIDO.
MAS AS PROVAS ERÃO CONTRA ELE.
ELA,INOCENTE E DESENPARADA NÃO TARDARIA EM PERDOÁ-LO.ENTÃO SERIAM FELIZES.
POREM AO CHEGAR NA RESIDENCIA DO CASAL,NOTOU UM MOVIMENTO ESTRANHO,OUVIU GRITOS,ACALMOU-SE,NO ENTANTO.ERA NATURAL QUE A JOVEM ESTIVESSE DESESPERADA PELO OCORRIDO.
UMA DAS ESCRAVAS DA CASA AO VELO,CORREU AO SEU ENCONTRO,E LHE DISSE,SENHOR DONA TORMENA SE ENFORCOU!- A SURPRESSA O FEZ CAMBALEAR, O CHÃO SUMIU DE SEUS PÉS. A UNICA LEMBRANÇA QUE TEVE FOI O OLHAR DE SEU AMIGO CLETO, UMA DOR PROFUNDA TOMOU SEU PEITO,E CAIU ENQUANTO A ESCRAVA TENTAVA SEGURA-LO.NADA HAVIA PARA SER FEITO.
O CORAÇÃO DO AMBIOSO ADALBERON PARARA DEFINITIVAMENTE.
DURANTE MUITOS ANOS ALBERON EXPIOU SEUS INUMEROS DELITOS EM ZONAS ESPIRITUAIS INFERIORES.
HOJE NOS TRABALHOS ONDE SE APRESENTA COMO EXU TATÁ CAVEIRA,MOSTRA-SE TACITURNO E EQUILIBRADO.TEM UM DOS PERIODOS MAIS LONGOS DE EXPIAÇÃO EM SUA LEI.
TORNOU-SE UM CONSELHEIRO FIÉL E JUSTO E,SEMPRE ESTA ENALTECENDO A VERDADEIRA AMIZADE.

SARAVA EXU TATÁ CAVEIRA.
**********************************************************************************